quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Samuel Casal

Ano passado comprei a edição de Dom Quixote da Pinguin Books, editado no Brasil pela Companhia das Letras. A edição é lindíssima: dois volumes em um box com um acabamento espetacular. E o que mais me chamou atenção foi o trabalho gráfico. Olhei na ficha catalográfica e descobri que foi feita por Samuel Casal e, inclusive, ganhou o prêmio Jabuti de melhor capa.
Procurei saber mais sobre o ilustrador, e vi no perfil de Samuel Casal no Instagram belíssimos trabalhos dele. Sua especialidade é a xilogravura, com temas que transitam entre personagens da literatura, do cinema e do horror.
Entrei em contato com ele e adquiri um exemplar de um Dom Quixote que acredito que foi feito para o trabalho da capa mas acabou não entrando.
Samuel também tem um projeto sensacional junto com Ramon Rodrigues, que se trata de uma gráfica sobre carrinho que percorre vários lugares da cidade, festivais literários, festas, livrarias, etc., que é a Gráfica Clandestina. Lá você pode comprar exemplares das obras dos autores que são impressas na hora.
Fico muito feliz em ver que a xilogravura, que é uma arte muito forte ainda no nordeste, continua viva e com diferentes leituras. Recomendo a todo apreciador das artes gráficas um passeio pela obra dos artistas.

Samuel Casal  Ramon Rodrigues  Gráfica Clandestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário